Em um final de tarde de agosto, um lindo jardim à beira do Lago Paranoá, em Brasília (DF), foi transformado em palco para a realização de uma emocionante cerimônia religiosa com efeito civil e de uma festa super animada. Parecia cenário de filme: cadeiras brancas para a cerimônia, um altar com linda paisagem de fundo e o local da festa com mesas e castiçais e muitas luzes penduradas no estilo ‘garden party’. Vejam só que sonho nas incríveis fotos de Fabio Oliveira, logo abaixo.
Lindo, não?! Mas de nada valeria toda esta produção se os ‘atores’ deste ‘filme’ não fossem pessoas tão cativantes e carismáticas. Foi uma delícia poder conhecer a Mariana e o André (que já disseram serem meus ‘empresários no Distrito Federal’! Rsrs!). A Mari me ‘achou’ no google e logo começamos a conversar sobre a possibilidade de eu ir cantar no seu casamento. Foram muitos emails e conversas para concretizarmos a minha ida até Brasília, que, felizmente, aconteceu.
Tive a oportunidade de presenciar uma das cerimônias mais envolventes e emocionantes e com um clima muito relaxado e familiar (acho que porque em Brasília os casamentos ainda são um pouco mais clima de festa de família, sem muitas burocracias e protocolos como vemos em alguns casamentos paulistas, devido a toda a ‘indústria casamenteira’).
Vou aproveitar o post para explicar um pouco como funciona para irmos para outros Estados, já que estamos fixados em São Paulo.
#lorenzapozzaviaja
Para irmos a outros Estados, eu ofereço duas opções:
1. Eu viajo com os músicos com os quais trabalho em São Paulo, o que pode ficar um pouco mais oneroso porém é uma garantia de que o trabalho soará exatamente como as amostras que coloco aqui no blog;
2. Eu viajo sozinha, apenas para cantar, e nós movimentamos músicos da cidade para fazerem o acompanhamento musical.
Como os noivos já tinham conversado com alguns músicos brasilienses, eles acabaram optando em me levar apenas para cantar e contrataram um trio composto por Piano (teclado), Violoncelo e Flauta Transversal.
Foi um desafio para mim pois, além de eu não conhecer os músicos e não ter muito o hábito de trabalhar com esta formação instrumental, não teríamos como ensaiar pessoalmente. Sendo assim, propus ensaiarmos via Skype, pois já havia feito muitas aulas de canto desta maneira e o resultado sempre foi muito legal.
Primeiro, entrei em contato com a pianista (Maria Alice, um doce e excelente musicista) para alinharmos tons e estilos das músicas e em um segundo momento, marcamos um ensaio virtual com todos os músicos. Acreditem: apesar de probleminhas de conexão, funcionou muito bem, melhor do que imaginava. Claro que houveram esforços de ambos os lados pois nada como um ensaio tête-à-tête, mas fiquei encantada com o resultado.
É uma experiência muito enriquecedora poder fazer as cerimônias em outros estados, pois, apesar de existir um roteiro pré-estabelecido para os casamentos, existem alguns detalhes muito regionais em cada cerimônia e as pessoas e profissionais de cada lugar contribuem para que o astral seja bem peculiar.
Acompanhem no instagram @lorenzapozza as fotos #lorenzapozzaviaja, #lpwedding e #lorenzapozza para os registros dos casamentos.
MÚSICAS
A Mari e o André escolheram um repertório bem eclético popular, de Roberto Carlos a Pixinguinha, de Bob Marley a Coldplay. Muitos casais ficam com receio de escolherem músicas diferentes, em línguas diferentes, mas não fica ruim porque como a música é ao vivo e tocada com os mesmos instrumentos, elas ficam com um estilo semelhante e sempre surpreende aos convidados.
Entrada do noivo: Yellow (ColdPlay)
Entrada dos pais e padrinhos: Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos)
+ Stand by me (Ben E. King) – Como tinham 16 casais para entrar, optamos por fazer duas músicas.
Entrada das damas de honra (adultas): Pra sonhar (Marcelo Jeneci)
Entrada da noiva: Marcha Nupcial + A Thousand Years (Christina Perri)
Entrada das alianças com a avó: Rosa (Pixinguinha)
Benção das alianças: Ave Maria (Gounod)
Assinaturas: One Love (Bob Marley)
Saída dos noivos: Pra você guardei o amor (Nando Reis)
Não tiveram os cumprimentos no altar. Os padrinhos assistiram à cerimônia sentados nas primeiras fileiras. Em dado momento, o padre convidou dois casais de padrinhos a irem até o altar para dar um ‘conselho’ aos noivos sobre o que é necessário para manterem-se como casal. Foi uma dinâmica muito legal e emocionante, que fez todos refletirem sobre quais são os alicerces de um casamento. Lindo!
DEPOIMENTO
“Lorenzaaa, voltamos de lua de mel!!!
Estou passando aqui pra te agradecer mais uma vez por todo seu profissionalismo, seu carinho e cuidado com o nosso casamento. Foi tudo maravilhoso e eu consegui prestar atenção em todas as músicas e na sua bela voz. Já estava encantada pelo seu trabalho e hoje não tenho nem palavras para descrever a emoção que você passa ao cantar. Todos elogiaram muito e perguntaram sobre você. Fiquei mais admirada ainda pela sintonia entre você e a equipe da Maria Alice, foi um trabalho espetacular. Muito obrigada mesmo, vou recomendar muito seu trabalho!!! – Mariana”
Cada dia que passa me sinto uma pessoa de muita sorte por poder fazer ‘embalar’ estes momentos tão mágicos! Obrigada, Mariana e André, por terem sido tão carinhosos comigo e pelo esforço e confiança em me levarem até Brasília para estar com vocês neste dia. Com certeza, guardarei sempre em um lugar muito especial no meu coração e memória cada melodia que cantei para vocês. E espero voltar muuuuitas vezes para Brasília! Obrigada!
As fotos maiores do post são de Fabio Oliveira. Clique aqui para ver mais.